quinta-feira, 29 de março de 2012

Ouça a entrevista de José Santana

Na sexta-feira da semana passada (23), o ex-prefeito José Santana concedeu entrevista ao Programa de Olho na Cidade, apresentado pelo comunicador Gilberto Franco, na Mangabeira FM 87,9.
Atendendo aos inúmeros pedidos, disponibilizamos para quem não ouviu, ou deseja ouvir novamente.
Clique e ouça:

terça-feira, 27 de março de 2012

PSDB debate segurança pública na Bahia


O diretório estadual do PSDB, através do Instituto Teotônio Vilela, promove o seminário Segurança Pública na Bahia: Desafios e Perspectivas. O evento acontece na próxima quinta-feira (29), das 19hs às 22hs, no Salão Lótus, do Fiesta Convention Center, no Hotel Fiesta.
O evento irá reunir grandes especialistas em segurança pública, como José Vicente da Silva Filho,  Coronel da reserva da PM de São Paulo e ex-secretário Nacional de Segurança Pública, Fernando Francischini, Delegado da Polícia Federal, responsável pelas prisões de Fernandinho Beira Mar e do contrabandista Law Kin Chong. O outro palestrante é Carlos Alberto da Costa Gomes, doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército, diretor Técnico da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia e Coordenador do Observatório de Segurança Pública da Bahia.
As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas pelo site debateseguranca.com.br ou pelos fones (71) 3271-5346 / 3023-3100.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Comunistas chegam aos 90 anos com propostas semelhantes e estilos diferentes


Ideologia não se compra. Ideologia não se vende”.
Eliseu Alves de Oliveira, comunista centenário, presente à festa do PCB, no Rio de Janeiro.
comunista
Há exatos 90 anos, um grupo de trabalhadores – eram 73 no país todo – fundava o Partido Comunista Brasileiro (PCB). Era uma sexta-feira o dia 25 de março de 1922 quando, no início da tarde, encontraram-se o jornalista Astrojildo, o gráfico Pimenta, o contador Cordeiro, o sapateiro José Elias, os dois alfaiates, Cendon e Barbosa, o vassoureiro Luís Peres, o ferroviário Hermogênio “e ainda o barbeiro Nequete, que citava Lênin a três por dois”, como o descreveu o poeta Ferreira Goulart. Estavam em Niterói para o ato que, neste domingo, foi homenageado por outro grupo de comunistas. Desta vez, porém, só uma parte deles compareceu. A outra foi dormir tarde, na véspera, por conta da festa promovida para 2 mil pessoas, na maior casa de shows do Rio de Janeiro. Ambos os grupos sabem, com clareza, que os ideais de Karl Marx e Friedrich Engels estão mais atuais do que nunca e precisam ser implementados no país, de uma vez por todas. Divididos em um cisma, desde a década de 60, as duas metades da foice e do martelo até hoje não se entenderam e os estilos de fazer política, certamente, não combinam mais.

Compra de baby doll com dinheiro público gera condenação por improbidade

Quarenta e seis reais. Esse foi o custo do baby doll que levou a ex-secretária municipal Luciana Barletta Reis a protagonizar a primeira condenação por ato de improbidade em Ilhéus. Custo baixo? Talvez, caso a verba não fosse pública. Mas, público que era, o dinheiro não poderia ser utilizado para fins particulares. Ele compunha verba de adiantamento para material de consumo e administração no valor de R$ 8 mil, que não teve todos os processos de prestação de contas apresentados. “Fica difícil, senão impossível, sustentar a existência de interesse público neste episódio de descaso com a aplicação da verba pública”, assinalou a promotora de Justiça Karina Cherubini, informando que a ex-secretária foi condenada a devolver R$ 460,00 aos cofres públicos, tendo ainda os direitos políticos suspensos por dois anos. Autora da ação civil pública ajuizada contra Luciana Reis em 2006, Karina Cherubini definiu a condenação como “exemplar, pois mostra o cuidado que todo agente público deve ter com as verbas públicas, sejam elas de pequena monta, como é o caso da compra do baby doll, ou mais vultuosas, como ocorrem em licitações”. (Política Livre)

PPB chega ao Brasil, pregando “arte de servir”

Um novo partido chega ao cenário político brasileiro, o PPB (Partido Pacifista Brasileiro), devidamente registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e em 16 Estados da federação. O criador e presidente do PPB, Raimundo Araruna, de Pernambuco, e o secretário-geral, Edvaldo Caiçara, de Campina Grande, Paraíba, estiveram na Bahia para formalizar a comissão estadual, que tem à frente a presidente Mariana Nogueira e como secretário, Eduardo Suzart. O novo partido está em fase de elaboração da lista de apoio com 491 assinaturas em todo país e tem como filosofia o pacifismo, a paz, a harmonia e o fim da violência, pregando “a arte de servir, e não a de se servir”. (Política Livre)

As árvores pedem socorro em Sapeaçu – BA


Em entrevista concedida ao Radialista Gaguinho pelo  vereador Herivelto Cunha, da cidade de Sapeaçu-Ba o mesmo estava indignado com a falta de respeito do poder público municipal e o IBAMA,  falou que o IBAMA proíbe a derrubada das árvores e que em Sapeaçu é permitido de tudo, será que está correto o prefeito autorizar a fazer esta poda nas árvores (foto) que da sombra? está provado que  o prefeito não gosta de árvores, tanto que mandou derrubar todas as árvores da praça da Igreja Matriz, substituindo por cimento que inclusive já está nascendo capim no rejunte. 
Aproveito a oportunidade e pergunto a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL: Tem alguém fiscalizando as obras de construção das praças? onde estão as planilhas de custos das obras para serem fiscalizadas pela câmara de vereadores? Eu pergunto: O que vamos esperar do IBAMA que permitiu a derrubada de árvores para a construção de uma TERMO ELETRICA em Sapeaçu? (Informações: vereador Herivelto Cunha)

ACM Neto participa de encontro com o PSC Mulher

Em meio às conversas com partidos oposicionistas para encontrar um consenso na escolha da chapa que vai disputar as eleições de Salvador, o deputado ACM Neto (DEM)participou neste sábado do Encontro Nacional do PSC Mulher, realizado em um hotel de Salvador. Pouco antes do início do evento, Neto, a presidente nacional do PSC Mulher, Denise Assunção, o vice-presidente nacional do partido, Everaldo Dias, e o presidente da legenda no Estado, Eliel Santana, conversaram sobre a importância de as oposições se unirem para participar das eleições. “Juntos, somos ainda mais fortes”, disse Eliel Santana. Líder do DEM na Câmara, o deputado ACM Neto voltou a dizer que tem trabalhado muito pela unidade e que acredita no bom-senso entre todos os pré-candidatos. “Todos os partidos que estão no campo da oposição têm nomes competitivos. Cabe a nós encontrar a chapa ideal para disputar e vencer as eleições.” (Política Livre)

Convite

domingo, 25 de março de 2012

Sérgio Passos cobra “mais firmeza” do governo estadual no combate à seca


Sérgio Passos
O presidente estadual do PSDB, Sérgio Passos, está cobrando mais empenho do governador Jaques Wagner no combate à estiagem que assola vários municípios baianos. Ele lembra que a seca está provocando um novo êxodo rural, principalmente, em municípios do semiárido baiano onde já começa a faltar água até para o consumo humano. “Estamos diante de um quadro preocupante e o que vimos até agora foram reuniões e reuniões, mas sem nenhum efeito prático, sem medidas efetivas para amezinhar o flagelo enfrentado por milhares de baianos”, observa. Sérgio Passos denuncia que na região de Jacobina, municípios como Saúde e Caém já enfrentam falta de água até para consumo humano. Em Saúde, a principal barragem que abastecia a cidade está completamente seca. “Quando deputado, na Assembleia Legislativa, lutei muito junto ao governo do estado pela construção da adutora de Pindobaçu. A obra foi iniciada, gerou-se toda uma expectativa na população, mas, para tristeza de todos, a execução da adutora foi paralisada. Agora fica claro que, se tivesse havido mais empenho, esses municípios não estariam sofrendo tanto com falta de água”, afirma. (Política Livre)

Serra vence prévia e será candidato do PSDB em SP


Serra concede entrevista após votar nas prévias do PSDB
Com 52,1% dos votos, o ex-governador José Serra venceu neste domingo a prévia do PSDB para a escolha do candidato do partido à prefeitura de São Paulo. É a quarta vez que o tucano disputa o cargo. Das outras, venceu uma (2004) e perdeu duas (1988 e 1996).
Participaram da votação 6.229 dos cerca de 20 mil filiados ao partido na cidade. O secretário estadual José Aníbal ficou em segundo na prévia, com 31,2 % dos votos. O deputado federal Ricardo Tripoli foi o terceiro, com 15,7 %. (Yahoo Notícias)

sábado, 24 de março de 2012

Programa Comando Geral rebate "Repúdio do vereador Luiz de Detinho"

Na tarde desta sexta-feira (23) o Programa Comando Geral que é transmitido de segunda a sexta na Rádio Mangabeira FM, rebateu de maneira serena o ocorrido na Câmara Municipal de Vereadores no dia anterior, quando o vereador Luiz Santos Oliveira (Luiz de Detinho) repudiou o Programa por ter veiculado uma matéria sobre a descoberta de um pé de maconha em plena via pública da cidade de Governador Mangabeira. "Quero chamar atenção do repórter Júlio César e do apresentador do programa Anderson Bella por ter noticiado o pé de maconha encontrado na rua João Altino da Fonseca. Pega mal para o município, que pode ser taxado negativamente por um município que, pé de maconha é cultivado em via pública". Alega o vereador Luis de Detinho.
Durante o Programa desta sexta-feira, em resposta ao que disse o vereador, foi veiculado um áudio da sessão realizada na mesma Câmara de Vereadores, quando no dia 03 de maio de 2010, o vereador Luiz de Detinho denunciou que a praça Castro Alves, em pleno centro da cidade virou um ponto de prostituição.  Também veiculou diversas outras notícias de fatos negativos ocorridos na cidade que jamais foi repudiado pelo vereador entre outros. Confira o áudio acima!

sexta-feira, 23 de março de 2012

No que diz respeito à saúde


Após as informações prestadas na Sessão desta quinta-feira (22) pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Albano Fonseca, esclarecendo que a avaliação realizada pelo SUS nos municípios, e amplamente divulgada, refere-se aos períodos 2007, 2008 e 2009, não contemplando, portanto, a gestão atual da “saúde” mangabeirense, fica mais fácil compreender o comentário abaixo, enviado por um leitor.
"O município de Governador Mangabeira parece ter duas verdades: a que foi apresentada para avaliação do SUS e, a que de fato assiste aos munícipes e que infelizmente não chega nem ao terceiro lugar que recebeu na avaliação.
Imaginem vocês a situação: uma determinada paciente passou por um procedimento cirúrgico gravíssimo do qual foram retiradas amostras de órgãos para análise anatomopatológica com a finalidade não só diagnóstica, mas principalmente para delinear a sequência do tratamento. O que acontece: em contato com a Secretaria de Saúde do município, obteve-se a informação de que esta encaminharia o pedido de exame, a família levou toda a documentação e o material a serem encaminhados, agora após um mês veio a resposta de que o exame só pode ser particular, ou seja, ao invés de receber o resultado, a paciente vai ter que pagar pelo exame e aguardar mais trinta dias para receber o resultado. Isso significa um total de 60 dias sem prognóstico definitivo.
Quando questionada sobre a situação, a responsável informou que a “culpa” foi do setor em SSA que reteve o exame e só agora informou que não tinha cobertura para realizá-lo.
Na verdade a irresponsabilidade é de ambas as partes, tendo em vista que no setor responsável no mínimo deveria existir uma relação com o nome dos exames que podem ser feitos através da Secretaria de Saúde.
A vida das pessoas não pode ser utilizada como joguete, principalmente quando se trata da saúde. Será que dos responsáveis envolvidos alguém tem noção do quão gravemente esse caso pode ainda se desfechar? E se amostra não servir mais? O que vai ser feito? Porque esse não foi um simples parasitológico de fezes que pode ser feito todo dia, foram amostras provenientes de ato cirúrgico e possivelmente a paciente teria que ser reabordada (passar por cirurgia novamente). E o tempo que a paciente está sem tratamento, é possível de ser avaliado o prejuízo? Mas não é preciso pensar em nada disso, afinal pimenta só arde nos olhos dos outros, não é mesmo?
Quando se assume um cargo, seja ele qual for, é preciso fazer o possível pra ser bom no que se faz, não da pra ser mais ou menos. Mas como se diz por aí:
“Quem nasceu pra ser lagartixa, nunca chega a ser jacaré”.
E segue balançando a cabeça o tempo todo: “sim senhor, senhor”, e mais nada."

Aos 80 anos, morre Chico Anysio


Aos 80 anos, morre Chico Anysio
O humorista Chico Anysio morreu nesta sexta-feira (23), no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. O aviso foi dado oficialmente pelos médicos que acompanhavam o humorista desde sua internação em dezembro. Chico Anysio chegou ao hospital com um sangramento no intestino e, durante meses, precisou de aparelhos para respirar e passou por sessões de diálise para regular o funcionamento dos rins. O humorista morreu pouco antes de completar 81 anos em 12 de abril. Toda a história de Chico foi dedicada ao humor e à televisão brasileira. (Bahia Notícias)

‘Nunca impus meu nome’ diz ACM Neto sobre candidatura à prefeitura


O deputado federal ACM Neto (DEM) anda agitado nos últimos dias. Tanto em Brasília, onde está de olho na iminente rebelião da base aliada de Dilma Rousseff, quanto em Salvador, por conta das negociações em torno de uma candidatura única na oposição. “É preciso decidir rápido”, avaliou. Ao receber o CORREIO em seu amplo apartamento em Ondina, na noite de quinta-feira, o pré-candidato democrata a prefeito de Salvador revelou que vem trabalhando como nunca. “É uma reunião atrás da outra. Não tenho tempo para quase nada, nem para a vida pessoal. Mas é isso mesmo”, disse. (Correio)

Prefeito Orlandinho recebe delegação do Malawi nesta sexta-feira


O prefeito Orlandinho recebe nesta sexta-feira, às 17h, no salão nobre da Prefeitura, os 13 representantes do governo Malawi que vêm a Cruz das almas e outras cidades do Recôncavo para observar os projetos de compra de merenda escolar dos agricultores familiares da região.
O Malawi é um país da África que faz divisa com a Zâmbia, Tanzânia e Moçambique. Conseguiu sua independência do Reino Unido em 1964 e tem uma população estimada em 14 milhões de habitantes.
As secretarias municipais de Educação e Agricultura e Meio Ambiente de Cruz das Almas adquire R$ 9 mil anuais de cada produtor rural associado ao PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).
A delegação ainda visitará as cidades de Cachoeira e Cabaceiras do Paraguaçu. Na segunda-feira (26/3) os representantes do Malawi conhecerão a Embrapa e a casa de farinha instalada na Três Bocas, zona rural do Município.
Na terça-feira (27/3), às 09h, na biblioteca municipal Carmelito Barbosa Alves, tem mesa redonda com a presença da delegação do Malawi, os prefeitos, secretários municipais de Educação e Agricultura da região e alunos do curso de técnico agrícola do CEAT (Colégio Estadual Alberto Torres).
ASCOM – Prefeitura de Cruz das Almas

PSDB elogia postura de ACM Neto ao admitir ser vice de Imbassahy


Sérgio Passos - Presidente do PSDB
O presidente estadual do PSDB Bahia, Sérgio Passos, elogiou a postura do líder dos Democratas na Câmara Federal, deputado ACM Neto que, em entrevista ao Correio da Bahia, admitiu compor uma chapa como vice do ex-prefeito Antonio Imbassahy na disputa pela prefeitura de Salvador. “É uma atitude elogiável, que demonstra sinceridade de proposito, desprendimento e, acima de tudo, compromisso com o projeto de fortalecimento das oposições em Salvador”, afirma Passos.
Na avaliação do presidente do PSDB, as declarações de ACM Neto, ao reconhecer Imbassahy como um “grande administrator da cidade, preparado e competente”, reforçam ainda mais a importância da pré-candidatura tucano à prefeitura de Salvador. Para Sérgio Passos, ao adotar tal postura, ACM Neto se credencia desde já a encampar um futuro projeto de candidatura majoritária. (blog do Geraldo Jose)

Membros da ONG são entrevistados na Mangabeira FM.


Na última segunda-feira (19), alguns integrantes da Associação Mangabeirense de Memória, Identidade e Cultura – AMMIC, estiveram no programa Comando Geral da Mangabeira FM concedendo uma entrevista.
Sob o comando do jovem radialista Anderson Bela, o Professor Alex, presidente, e o Professor Cláudio, vice-presidente da ONG, junto com outros membros, concederam uma entrevista dinâmica que tratou dos principais pontos referentes à AMMIC.
Na entrevista foram citados todos os membros da ONG, a repercussão do lançamento em nossa comunidade numa data tão simbólica para os munícipes, as futuras pretensões e como a comunidade poderia se engajar no projeto, explicando, desta forma, à população, a importância desse trabalho para a preservação da memória de nossa cidade.
A entrevista também serviu para aproximar a comunidade da AMMIC, além de mostrar que esse trabalho não é feito apenas para um seleto grupo, e sim para todos os Mangabeirenses, pois todos os cidadãos que possuam algum arquivo sobre nossa história podem colaborar.
Por: Thacio Machado

Projeto da Igreja Adventista do Sétimo Dia oferece serviços à população!


No último domingo (18), na Igreja Adventista do Sétimo Dia aqui de nossa cidade, promoveu um importante projeto social, coordenado pelo professor Manoel Mota juntamente com outros membros da igreja, quando foram oferecidos, a centenas de pessoas que lá se fizeram presentes, vários serviços como corte de cabelo, aferição de pressão arterial, além de atendimento médico gratuito realizado pela equipe do Dr. Alan Castro Dayube.
Nós, que lá estivemos ao lado de José Santana e Marcelo Pedreira, constatamos o sucesso e aplaudimos a iniciativa da Igreja, através de seus membros, de oferecer à população carente do nosso município os importantes serviços que ali foram prestados.





quinta-feira, 22 de março de 2012

Video de lançamento da ONG


O vídeo de lançamento da ONG Mangabeira Nossa Gente, Nossa História, apresentado na Sessão Comemorativa aos 50 anos de emancipação de nosso município no último dia 14, e que marcou o lançamento da referida organização, além de emocionar a todos que assistiram, já está disponível.
Acesse: www.mangabeira50anos.blogspot.com.br e assista, vale a pena!

Grande mulher!



Mesmo à distância a nossa querida amiga Luzia do Portão (PDT), continua ajudando nossos amigos mangabeirenses.
Mesmo morando na cidade de Santo Antonio de Jesus, Dona Luzia do portão, como é conhecida, continua ajudando as pessoas carentes do município de Governador Mangabeira, na semana passada, eu e o vice-prefeito Cláudio Santana, fomos buscar donativos para distribuição na AGRUMAIP, associação que funciona no bairro do Portão.
“Já que a Prefeitura não faz, fazemos nós”, disse Luzia satisfeita com nossa presença.

AJUDAR SEM OLHAR A QUEM !!!
Fonte: www.albanofonseca.net

Geddel diz que aliança Imbassahy-ACM Neto pode reativar ‘união das oposições’



O vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima (PMDB), viu como positivo o discurso do deputado ACM Neto (DEM), de que poderia ser vice em uma chapa liderada por Antonio Imabassahy (PSDB) a prefeito de Salvador. A opção do democrata em confirmar a intenção de chegar ao Palácio Thomé de Souza gerou mal-estar entre os contrários ao governador Jaques Wagner (PT), que veem na chamada “união das oposições” a chance de derrotar a candidatura petista de Nelson Pelegrino. “Essa hipótese adensa Imbassahy e pode significar unidade das oposições”, postou Geddel no microblog. O peemedebista, porém, não esclareceu se a opção pela dobradinha Imbassahy-Neto significaria a retirada do nome do radialista Mário Kertész da disputa, o que efetivaria um possível apoio do PMDB à chapa PSDB-DEM. (Bahia Notícias)

quarta-feira, 21 de março de 2012

Leilão da telefonia 4G vai obrigar vencedoras a ampliar cobertura 3G nas pequenas cidades



O ministro das Comunicações, Paulo Bernando, disse nesta terça (20) que as empresas vencedoras do leilão das faixas de frequências para a quarta geração de telefonia celular (4G), previsto para junho, serão obrigadas a expandir a cobertura da terceira geração (3G) nas cidades de médio e pequeno portes, que ainda não contam com a tecnologia móvel. “O leilão da 4G é importante porque o Brasil tem que estar alinhado com as principais tecnologias mundiais. Mas, no edital, estará prevista a obrigatoriedade de os vencedores do leilão [da 4G] darem continuidade à implementação da 3G nas cidades do interior”, assegurou o ministro. Atualmente, a terceira geração da telefonia celular está presente em 3 mil municípios. Mas, segundo Paulo Bernardo, a 3G ainda não foi implantada em todo o país, como o governo pretendia, apesar dos investimentos feitos pelas operadoras. “É possível que as empresas não tenham alcançado o retorno que esperavam”, avaliou o ministro. (Agência Brasil)

terça-feira, 20 de março de 2012

Pinheiro diz que toda compra do SUS precisa estar na internet



O senador Walter Pinheiro (PT), em discurso ontem no Plenário, defendeu a adoção de medidas urgentes para dar mais transparência aos gastos do Sistema Único de Saúde (SUS). Na avaliação do senador, a corrupção na rede pública de saúde será reduzida consideravelmente com a divulgação na internet de informações a respeito das licitações e das compras realizadas pelos hospitais públicos. Pinheiro lembrou que a divulgação na internet de informações sobre licitações públicas já está prevista na Lei de Acesso a Informação, que foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff no final do ano passado. “Por que um servidor público tem que tratar às escondidas com fornecedores do serviço público? Por que aquilo não pode ser pela rede mundial de computadores? Não é público? Não é dinheiro público? Por que aquilo não pode ser anunciado?”, questionou (Política Livre)

segunda-feira, 19 de março de 2012

Os parabéns de hoje são para Mário Santana


Parabéns Mário Santana pelo seu aniversário. Que Deus te abençoe e te dê muitos anos de vida, fazendo o que você sabe fazer que é o bem ao próximo. Estamos sempre com você e o povo também!
De Marcos André e família – Brasília – 19/03/2012

“Estou percebendo um desejo de mudança na população”, diz Marcelo Pedreira


Líder político da oposição em Governador Mangabeira, Marcelo Pedreira, disse ao FORTE NA NOTÍCIA na manhã desta quarta (14), durante o aniversário da cidade, que 2012 é um ano especial por dois aspectos: 1º – pelos 50 anos de emancipação política e administrativa. Momento este que nos leva a parabenizar é reconhecer todas as pessoas que lutaram na zona urbana e rural pela emancipação deste município, independente de cor, raça ou credo religioso, vivenciando agora o crescimento de nossa cidade. 2º – Por ser um ano em que os políticos serão julgados pelos eleitores, quando os munícipes poderão decidir de forma livre e independente o seu destino e do município. “Tenho percebido um encorajamento nas pessoas por uma desejo de mudança, um projeto de respeito, paz e amor. Onde a cidade possa voltar a ser administrada pelos próprios mangabeirenses”. Pedreira disse anida, que a oposição detém bons nomes que devem disputar as eleições deste ano. Por: Paulo Galvão