sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Mulher é condenada a dez chibatadas por dirigir na Arábia Saudita

Mulher é condenada a dez chibatadas por dirigir na Arábia Saudita
Na Arábia Saudita, a Penélope Charmosa seria condenada a chibatadas

A Justiça da Arábia Saudita, no Oriente Médio, condenou uma mulher identificada como Shema, esta semana, à punição de dez chibatadas por ter sido flagrada a conduzir um automóvel – e somente por isso. A lei do país conservador proíbe que pessoas do sexo feminino dirijam. Shema foi presa na cidade de Jeddah, em julho deste ano. A repercussão após o ato fez com que movimentos que lutam pela abolição da lei excludente crescessem no país e diversas mulheres desobedeceram a norma nos últimos meses e saíram a guiar veículos pelas cidades sauditas. Com as recentes revoltas sociais em países vizinhos, o rei Abdullah tem anunciado diversas medidas democratizantes. Em 2015, pela primeira vez na história do regime, as mulheres poderão votar em eleições municipais. Com informações da BBC. (Bahia Notícias)

Mangabeirense é destaque em evento na cidade de Feira de Santana

A Competente Bióloga e Mestre em Saúde Coletiva, Rita de Cássia Braz Neres foi um dos grandes destaques em um Evento na última quarta - feira (28), na cidade de Feira de Santana - Bahia.
O evento intitulado como QUARTAS AMBIENTAIS é realizado em todas as últimas quartas-feiras de cada mês no auditório da Secretaria de Saúde de Feira de Santana. Ao lado de nomes consagrados nacionalmente a exemplo da Doutora Taíse Bomfim de Jesus, doutora em Química-PPGM/UEFS, Agrônomo Eduardo Macário, chefe de Análises e Projeto da SEMMAM e Lucíla Pinho do Fórum Ecológico de Feira de Santana estava a mangabeirense Rita de Cássia palestrando sobre sua dissertação de Mestrado. Na sua explanação ela pôde demonstrar todo seu preparo e conhecimento acerca do tema proposto.
"Governador Mangabeira tem que comemorar e se orgulhar por ter profissionais comprometidos e muito competentes a exemplo da Professora Rita de Cássia", afirmou Derlan Queiroz que esteve prestigiando a conterrânea.
Fonte: www.nalutaenalabuta.com.br

Mera ou muita coincidência?

Veículos parados após posto cortar fornecimento
Sítio do Quinto: Veículos parados após posto cortar fornecimento
Sítio do Quinto enfrenta grave crise
O único posto de combustíveis existente no município de Sítio do Quinto, no nordeste baiano, está sem receber da prefeitura os pagamentos pelo fornecimento. Desde terça-feira (28) o abastecimento foi cortado. Resultado: toda a frota da administração municipal está parada nos pátios. Os munícipes não contam com ambulância, coleta de lixo e transporte escolar. O proprietário do estabelecimento comercial, Saturnino Nilo, revela que as dívidas estão em aberto desde 2008, além de débitos recentes não pagos em dia. De acordo com ele, a cota de abastecimento era ilimitada, mas passou a ser de R$ 1 mil por dia. “Hoje não abastece mais um litro”, desabafou o empresário. Segundo o site Minuto Notícias, outros empresários também já suspenderam o fornecimento de material à atual gestão por falta de pagamento. Ainda de acordo com o portal, a cidade vive uma crise econômica que atinge todo o comércio local. O que tem ajudado a movimentar a economia são os programas sociais de transferência de renda do governo federal. (Bahia Notícias)

Jutahy Jr. critica divulgação de pesquisa negativa ao PSDB

Fogo amigo: Jutahy Jr. critica divulgação de pesquisa negativa ao PSDBO deputado federal baiano Jutahy Júnior (PSDB) atacou duramente na terça-feira (27), a estratégia do partido de propagar números negativos contra o próprio PSDB. A divulgação pela legenda de uma pesquisa encomendada ao cientista político Antonio Lavareda, revelada pelo Jornal O Globo no último sábado (24), mostra que se a eleição fosse hoje, a presidente Dilma Rousseff (PT) ganharia no primeiro turno. “O PSDB decidiu fazer divulgação seletiva contra o partido. Quanto pagamos para falar mal da gente? Foi feito um vazamento seletivo para gerar fatos negativos”, criticou. De acordo com os dados, hoje Dilma teria 59% dos votos válidos, José Serra (PSDB) apenas 25%, e Marina Silva (sem partido) 15%. Na eleição passada, Serra teve 32,6% e Marina 19,3%, o que levou a disputa para o segundo turno. O tucano criticou ainda a autonomia do contratado para fazer comentários e distribuir partes da consulta. Ele questionou também o fato do levantamento ter sido usado negativamente pelo ex-ministro José Dirceu (PT). Em seu blog, o petista disse que, para os entrevistados, o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) ganha o primeiro lugar em matéria de tolerância com a corrupção. Jutahy cobrará explicações do presidente da sigla, o deputado Sérgio Guerra (PE). Já o líder do PSDB na Câmara Federal, deputado Duarte Nogueira (SP), convocou a bancada para falar sobre a pesquisa. (Bahia Notícias)

PSDB trabalha para isolar Serra e incensar Aécio

Do limão, uma limonada. É o que o PSDB pretende fazer com os dados da pesquisa que encomendou ao instituto do consultor de marketing político Antônio Lavareda. À primeira vista, os dados da pesquisa não são nada bons para o PSDB. Eles mostram uma imensa popularidade da presidenta Dilma Rousseff e, especialmente, do ex-presidente Lula. Mostram também que, hoje, os tucanos não teriam a menor chance numa disputa com qualquer um dos dois. Mas a pesquisa mostra também em que pontos o PSDB e a oposição erram, e o que é preciso fazer para que o partido se mostre competitivo nas eleições municipais do ano que vem e na eleição presidencial de 2014. É essa a leitura que está sendo feita pelo presidente do PSDB, Sérgio Guerra. Hoje, ele estará em Goiânia apresentando a pesquisa aos oitos governadores do partido. Desde que os dados foram apresentados a ele por Lavareda, é o que Sérgio Guerra vem fazendo em encontros internos do PSDB. Os números da pesquisa são apresentados aos interlocutores de Guerra e, sobre eles, a cúpula do partido discute o que deve fazer. Leia mais no Congresso em Foco.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PMDB diz que ajudará MP com informações sobre infidelidade partidária

O presidente estadual do PMDB, o deputado federal Lúcio Vieira Lima, informou ao Bahia Notícias que auxiliará o Ministério Público Eleitoral (MPE) a identificar os casos de troca irregular de legendas. O procurador Sidney Madruga assinou a Recomendação nº 02, no último dia 9 de setembro, em que indica uma série de procedimentos para detectar infidelidade partidária, nos casos de “mera troca de partidos”, e dá um alerta às zonas eleitorais. “Ao receberem eventual comunicação de desfiliação partidária, busquem igualmente verificar se o requerente é detentor de cargo eletivo (majoritário ou proporcional), de tudo comunicando ao Ministério Público Eleitoral com a máxima urgência. (...) Sempre que possível colha provas, a exemplo de notícias jornalísticas, televisivas, comunicados na internet etc., e indique testemunhas”, instrui. A punição prevista é a perda de cargo eletivo sem justa causa. “O PMDB estará disposto a ajudar o MPE com informações”, avisou Lúcio, ao salientar que a medida fará com que o MPE possa pedir os mandatos dos considerados infieis sem que haja necessidade da solicitação do partido ou do suplente ao cargo. A agremiação, recentemente, perdeu três deputados estaduais para o recém-fundado PSD – Alan Sanches, Temóteo Brito e Ivana Bastos – e, embora o parlamentar não admita, tenta evitar a debandada de vereadores para as eleições de 2012. (Bahia Notícias)

Por um país mais corrupto, mais burro e mais feio!

O PT que protege Valdemar Costa Neto quer tirar Gisele Bündchen do ar
Gisele Bündchen em comercial da HopeO Brasil assistiu ontem a uma cena explícita de pornografia política. Por 16 votos a 2, o Conselho de Ética da Câmara rejeitou a abertura de processo disciplinar contra o deputado Valdemar Costa Neto (SP), o chefão do PR e um dos réus no processo do mensalão. Ele era, como todos sabem, o grande comandante do Ministério dos Transportes. Nem Dilma Rousseff agüentou. Demitiu o ministro Alfredo Nascimento e mais 25 pessoas no Dnit. Mas a esmagadora maioria do Conselho, sob o comando do PT e orientação do Planalto — a “Faxineira Mestra” não quer mais saber da vassoura para varrer coisa nenhuma —, decidiu que nada há que desabone aquele patriota. Que fique claro: o conselho estava apenas decidindo se existiam ou não INDÍCIOS para abrir o processo. Não era uma sentença de condenação.
Michel Temer (PMDB), o vice presidente, já disse anteontem uma frase e tanto: “Não se pode governar de vassoura na mão”. E com a sujeira debaixo do tapete? Ah, isso pode! Enquanto o PT, num canto, salvava Valdemar, o mesmo PT, no outro, se mobilizava para tirar do ar uma propaganda estrelada por Gisele Bündchen. VOCÊS ENTENDERAM DIREITO: O PARTIDO QUE ESTÁ NO PODER ACHA QUE GISELE FAZ MAL AO BRASIL E QUE VALDEMAR FAZ BEM.

"Vassouras contra a corrupção" são roubadas em Brasília

Com ato em frente ao Congresso, ONG defendeu voto aberto e Ficha Limpa

AgenciaBrasil28092011ANT_6162.jpgO gramado em frente ao Congresso Nacional amanheceu ontem (28) com 594 vassouras, em uma manifestação a favor do voto aberto e da Lei da Ficha Limpa, que torna mais rígidos os critérios para quem quer se candidatar a cargo eletivo. A organização não governamental (ONG) Rio da Paz colocou as vassouras como um simbolismo em favor de uma limpeza no Parlamento brasileiro.
“A vassoura simboliza a exigência da sociedade de que o Congresso esteja ao lado do povo no combate à corrupção no Brasil”, disse o presidente da ONG, Antônio Carlos Costa.
Entretanto, ambulantes, servidores e até mesmo seguranças dos prédios da Esplanada dos Ministérios roubaram muitas das 594 vassouras nas cores verde e amarelo que desde a manhã de hoje estavam fincadas no gramado em frente ao Congresso Nacional como protesto contra a corrupção. A organização da manifestação optou por retirar o restante das vassouras após perceber que todas acabariam sendo mesmo arrancadas, mas acabou doando outra grande parte delas às pessoas que pediram para levar para casa uma vassoura novinha em folha.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pesquisa alerta para qualidade da água de Brejos, Encruzo e Queimadas

"A ausência do tratamento associada a falta de informação poderão contribuir para agravar os riscos de contaminação e a consequente degradação das condições de saúde da população"


Pesquisa realizada por Moisés Pinheiro Rezende (Graduando em Eng. Sanitária e Ambiental na UFRB) e Jaildo Santos Pereira (Professor Adjunto do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - CETEC/UFRB), publicada na I JESAM – Jornada de Engenharia Sanitária e Ambiental, realizada em Cruz das Almas de 30 de agosto a 04 de setembro deste ano, constatou que o sistema simplificado de abastecimento de água, implantado pela CERB e administrado pela prefeitura municipal, que atende às famílias das localidades de Brejos, Encruzo, Queimadas e Meio de Campo, encontra-se com o sistema dosador de cloro quebrado. Com isso, a água servida à população é apenas filtrada, ferindo a legislação vigente, que exige pelo menos a desinfecção.
Sistema sendo ampliado
“Este fato associado ao baixo nível de preocupação quanto aos aspectos de higiene, em especial nos utensílios que são utilizados para manusear a água no interior dos domicílios, contribuem para elevar o risco de contaminação e degradação dos aspectos relacionados com a saúde dos moradores”, concluem os autores, que na pesquisa apresentam também sugestões e recomendações a serem adotadas para sanar o problema.

Para acesso à referida pesquisa clique aqui

Ônibus escolar é puxado por jegue

Dário Meira: Prefeita ironiza crítica e jegue puxa ônibusQuinto pior ensino básico brasileiro, segundo os dados Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2010, o município de Dário Meira, no sudoeste do estado, comemorou a entrega de um ônibus de transporte escolar na segunda-feira (19). O veículo, cedido pelo governo federal por meio do programa Caminho da Escola, passeou pelas principais ruas da cidade, após ato em que o secretário de Educação, Eliabe Café, entregou à prefeita Maria de Fátima (PR) a chave do automóvel. O detalhe curioso é que o ônibus foi puxado por um jegue, através de um fino cabo de aço. A brincadeira, segundo o site Dário Meira Hoje, se deveu a um bordão criado pela própria população, de que o ônibus “está vindo de jegue”, diante da demora na entrega do veículo, anunciado pela prefeitura há dois anos. (Bahia Notícias)

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Jutahy agradece homenagem da Assembleia ao seu pai

O deputado federal Jutahy Magalhães Jr. (PSDB) participou da solenidade de inauguração do anexo da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na tarde desta quinta-feira, que ganhou o nome de seu pai, o ex-senador Jutahy Magalhães (PSDB), morto em 2000. No prédio, funcionarão os gabinetes da mesa diretora, das lideranças da situação e da oposição, a emissora de TV da Casa, um memorial e uma biblioteca. Acompanhado de familiares, amigos e correligionários políticos, o parlamentar, em entrevista, demonstrou felicidade e agradeceu a todos os deputados baianos por reconhecerem o trabalho de seu pai, Jutahy Magalhães, que já exerceu diversos cargos eletivos no Estado, e por terem aprovado a homenagem por unanimidade. No discurso, Jutahy recordou as principais ações do pai e enalteceu sua vida pública, quando foi governador, senador e deputado estadual, inclusive presidente da Assembleia, cargo hoje ocupado pelo deputado Marcelo Nilo (PDT). (Política Livre)

Comentário de Sérgio Santana

É com tristeza que vejo notícias tão sombrias do esporte. Recordo-me bem, que mesmo sendo oposição no governo passado - e deveras perseguido -, pude criar junto aos amigos Antonio Gomes (Boa Massa), Cléber e Soró, o Campeonato do Comercio. Na oportunidade, quem acompanhou o evento, se divertia também com o futsal feminino, no qual recebia o apoio de Helielton Fiuza e Caio Simas. Todos colaboradores, juntamente com os árbitros, Zé Dadá, Nêgo, Tinho, Silinho, Alisson, Zé Barbudo. O apoio de Naninha, Liviane, Claudinha, Prof. Patricia, e tantas outras pessoas fantásticas. Apoio da CDL com o então presidente e amigo Antonio do Bom Preço, lembrando claro de Antonio do Supersol/Motel Ficus, e George Lacerda/Seu Nino com o SuperNick. 
Bem amigos, não esquecendo do nosso grande Marcos Som e Rose Brasil, que todas as noites abrilhantavam o evento com o carro de som, fazendo a festa com as musicas da época, e, a narração marcante do nosso maior locutor esportivo, o amigo Sergio Luiz, comentários certeiros de Nenéo Teles. Pra completar a festa não podia faltar o “sambão” comandado por Pedrinho da Bahia, Muca e a turma de Catarino. Confesso que sempre que podíamos, e nos reuníamos durante a peleja, nos regozijávamos pelo prazer de vermos ali, sentados, torcendo pelos mais diversos motivos e equipes, pessoas da nossa sociedade, famílias inteiras. A falta de sensibilidade do poder publico - em particular, o executivo -, não percebe o mal que faz a juventude? Não percebe o quanto os afasta da boa convivência social? São perversos, e, em seguida, quando aumentam-se os índices de criminalidade, evasão escolar, dentre tantos, choram suas pitangas de crocodilo colocando a culpa em quem quer que seja. Um forte abraço!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

O muro da incompreensão e do descaso

Qual é a criança que não gosta de jogar bola?

Semana passada, o blog do Gaguinho destacou a verificação que fizemos à área externa da quadra de esportes da sede (clique aqui), para constatarmos que nossos jovens praticantes de esporte, cansados de esperar pelo Poder Executivo Municipal e, mesmo correndo riscos, pulavam o muro que impedia o acesso à referida quadra para poder jogar bola.
De imediato, com a comprovação de que os meninos, revoltados com aquela situação, teimavam em escalar um muro tão alto, chamamos a atenção quanto a possibilidade de ocorrer um acidente com um deles.

Pois bem, eis que a nossa previsão se concretizou. E por muito pouco não teve graves conseqüências.
Talvez por força das chuvas que caíram nos últimos dias, e depois de tanto sobe e desce, o muro acabou cedendo em parte.
Graças a Deus, até onde sei, ninguém se feriu. Mas, e se tivéssemos uma vítima? De quem seria a responsabilidade? Ou irresponsabilidade?


Tenha dó senhora prefeita!
A reforma do Clube Cultural já virou uma novela, ao menos se sensibilize quanto ao risco que nossos jovens estão correndo liberando o acesso à quadra e mande fazer uma limpeza no local.
Será que vamos aguardar o pior acontecer para chorar depois?

''Verde'' em questões agrárias, ministro é escanteado pelo governo em sua área

Afonso Florence, formado em história, assumiu pasta do Desenvolvimento Agrário sem experiência na área, graças a loteamento de cargos entre diferentes tendências petistas; presidente do Incra é interlocutor do Executivo em negociações técnicas

Alijado. Afonso Florence não participa de negociações com o MST e ficou de fora do núcleo do programa Brasil Sem Miséria  - Andre Dusek/AE-3/1/2011A perda de ministros em série e com velocidade inédita não é o único problema da presidente Dilma Rousseff com sua equipe de governo. Entre os que ficam, ela tem convivido com titulares ministeriais que, passados nove meses no cargo, ainda não entendem muito bem dos assuntos de sua pasta.
Um dos casos mais notórios é o de Afonso Florence, do Desenvolvimento Agrário. Citado nas rodas do poder como alguém que "não é do ramo", ele enfrenta tanta dificuldade para saber do que trata sua pasta que vem sendo alijado das decisões na área. Vai se transformando aos poucos em ministro fantasma, espécie de rainha da Inglaterra, coroada, mas sem poder.
Sinais de desconforto com Florence - que é formado em história - podem ser observados por toda parte. O Movimento dos Sem Terra (MST), cuja bandeira principal, a defesa da reforma agrária, é intimamente atrelada à pasta do ministro, o ignora.
Desde a ascensão de Dilma, o interlocutor absoluto do governo com o MST é o titular da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, ministro sem orçamento e sem estrutura operacional, mas influente.
Quando o debate desce a detalhes técnicos, chama-se o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Celso Lisboa Lacerda, engenheiro agrônomo que fez carreira na instituição e é respeitado por ser do ramo.
* Texto editado. Leia a íntegra no Estadão

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Quando despertam as consciências


No dia 7 de setembro assistimos pela televisão a manifestação de pessoas comuns, que foram às ruas protestar contra a corrupção que assola nosso país.
O gesto, programado para se repetir próximo dia 12 de outubro, provocou em cada cidadão o sentimento de que é o momento de reagir, de dizer basta!
Mas esta reação, esta demonstração de coragem e determinação de um grupo de brasileiros não pode, e não deve, ficar restrita ao Planalto Central. Apesar de todos os holofotes serem mantidos sempre em direção à Capital Federal, não devemos achar que aquela manifestação é exclusiva de Brasília, até por que não é.
É também um sentimento que indigna a todos nós que vivemos nos pequenos municípios desse país, pois em muitos deles, lamentavelmente, e guardadas as devidas proporções, não é muito diferente do que ocorre por lá.
O momento de colocarmos fim a atos que ferem os princípios da boa administração pública, acarretando sérios prejuízos à toda população, pela não prestação dos serviços enquanto recursos públicos escoam pelo ralo da corrupção desenfreada, está se aproximando.
É possível fazer da política um instrumento de transformação social sério, responsável, com transparência, aplicando os recursos públicos corretamente, como devem ser aplicados.
Tomados por essa certeza é que podemos afirmar que ainda há esperança.
E por essa mesma certeza, não há de nossa parte a pretensão em obter unanimidade de pensamento quanto ao exposto. Temos apenas o desejo de ver despertar a consciência da população quanto a análise dos fatos. E as conclusões acerca da situação que vivemos hoje, estas sim, correspondem a um sentimento intrínseco do cidadão.  
A luta pelo resgate da decência na administração pública, depende, única e exclusivamente, de cada um de nós.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Blog de Albano Fonseca destaca:

BOA EXPECTATIVA
Na próxima quinta-feira (15), a expectativa na Sessão da Câmara Municipal de Governador Mangabeira, corre por conta do discurso do Vereador Professor Gilson, pois o mesmo anunciou que fará o lançamento da sua pré-candidatura ao Executivo Municipal.
O Vereador, que é da base do Governo, tem se posicionado de uma forma independente, e tem chamado a atenção de outros colegas, pois a idéia de pré-candidatura, é entendida por vários Edis, como uma forma de opção para o povo mangabeirense.

QUEM SABE UMA NOVA CHAPA ???

Copiado de: www.albanofonseca.net

Quando a moda pegar!

Prefeita corrupta é afastada do cargo
A Câmara de Jandira, na Grande São Paulo, afastou ontem a prefeita Anabel Sabatine (PSDB), em meio a uma onda de denúncias de desvios de recursos em sua administração. Por seis votos a quatro, os vereadores decidiram tirar Anabel do cargo. Ela pode ir à Justiça para tentar liminarmente retomar o cargo.
No lugar da tucana fica o presidente da Câmara, vereador Wesley Teixeira (PSB).
Anabel assumiu a prefeitura em dezembro, no lugar de Braz Paschoalin (PSDB), prefeito assassinado a tiros. A polícia concluiu que Paschoalin foi vítima de uma organização que pretendia tomar o poder municipal. Entre os suspeitos pela morte do tucano estão dois ex-secretários municipais, de Habitação e de Governo.
Para ler mais: www.estadao.com.br

Uma morte anunciada!

Agerba fará licitação para 64 linhas do transporte complementar

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) publicou no Diário Oficial de ontem (13) aviso de intenção de licitação para outorga de permissão de 64 linhas de serviço público de transporte coletivo rodoviário de passageiros, através do Subsistema Complementar do Sistema Rodoviário Intermunicipal de Passageiros, com veículos tipo Vans ou microônibus.
Segundo o aviso publicado no DOE, que observa ser a opção da outorga do serviço através de licitação o único caminho aplicável para esta delegação do serviço público, a permissão terá um prazo inicial previsto para cinco anos. O edital de licitação deverá ser publicado dentro de 30 dias, segundo o diretor executivo da Agerba, Eduardo Pessoa.



Não foi por falta de aviso!

Enquanto isso os prefeitos "governistas", que nada fizeram em defesa do trabalhador do Transporte Alternativo, continuam em silêncio.

Salvador e BH inaugurarão relógios a mil dias da Copa de 2014

Projeção da Arena Fonte Nova, estádio de Salvador para o Mundial. Foto: Divulgação

Projeção da Arena Fonte Nova, estádio de Salvador para o Mundial

Salvador e Belo Horizonte, cidades que concorrem com São Paulo e Brasília pela abertura da Copa do Mundo no Brasil, farão festa na próxima sexta-feira para inaugurar relógios regressivos a mil dias do início do torneio, marcado para o dia 12 de junho de 2014.
Em ambas as capitais, os eventos terão atrações culturais e presenças de autoridades em pontos turísticos conhecidos.
Em Salvador, a celebração será no Dique do Tororó, e terá pronunciamentos do prefeito da cidade, João Henrique, do governador baiano em exercício, Otto Alencar, e de autoridades ligadas ao Comitê Organizador Local para a Copa de 2014. Entre as atrações previstas estão rodas de capoeira e shows de baianas, dentre outros ícones da cultura local.
No caso mineiro, os nomes das autoridades ainda não foram confirmados, mas é certo que estarão presentes representantes dos Governos Federal, Estadual e Municipal e também da Fifa e do Comitê Organizador Local. Na cerimônia, no Palácio da Liberdade, haverá apresentação dos "Tambores de Minas", grupo de percussão folclórico. (http://esportes.terra.com.br)

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Álvaro Dias diz que brasileiros fizeram história com a Marcha contra a Corrupção

“O que era visível entre as pessoas que marchavam em meio ao sol escaldante do Planalto Central: a motivação genuína e o desejo cívico por mudanças. Outro traço peculiar e comum em cada uma das manifestações do sete de setembro: o compromisso de não calar da população diante dos inúmeros episódios e focos de corrupção presentes na administração pública brasileira”.
Em seu discurso, o senador tucano contestou as informações veiculadas pela imprensa de que o número de manifestantes na marcha realizada em Brasília não foi expressivo. Álvaro Dias afirmou ainda ter verificado, entre as pessoas presentes ao protesto, um clamor por mudanças que começa a ser expresso nas grandes cidades.
 “Fiz questão de ir à Esplanada dos Ministérios em Brasília observar a Marcha contra a Corrupção. Não fui dela participar, porque compreendi perfeitamente o seu objetivo. Fui para aplaudir, para recolher os ensinamentos, colocando nas ruas o termômetro para aferir o pulsar das aspirações populares. E pude assistir uma manifestação de indignação, de força, energia, responsabilidade pública e civilidade. Há um consenso de que é preciso mudar e esse clamor por mudanças começa a ser expresso nas ruas e avenidas largas da indignação. Se alguém argumentar que o número de manifestantes não foi expressivo aqui ou acolá, recorremos à figura de uma cigarra solitária de um poema do grande poeta Carlos Drummond de Andrade: “…numa árvore do passeio público canta uma cigarra que ninguém ouve, um hino que ninguém aplaude. Canta, no sol danado…”. Pois o sol danado de Brasília testemunhou uma manifestação de muita energia e civilidade”, afirmou o senador tucano.

Geilson confirma encontro com Targino Machado e José Ronaldo

Em entrevista a Rádio Povo no Parque de Exposição João Martins da Silva, na tarde de domingo (11), o deputado estadual Carlos Geilson confirmou que esteve reunido com o deputado Targino Machado e o ex-prefeito José Ronaldo.
Deputado Estadual Carlos Geilson
Durante almoço em restaurante na capital baiana, conversaram sobre política, eleições 2012, sucessão em Feira de Santana, oposição ao governo do estado na Assembléia Legislativa. Mas nada foi definido, segundo Carlos Geilson.
O deputado mais uma vez confirmou que o ex-prefeito José Ronaldo só definirá uma provável candidatura à prefeitura de Feira de Santana, após o mês de março do ano que vem. Esse também é o seu prazo para definir apoios e coligações.
Durante a entrevista Geilson deixou claro o seu desejo de ser prefeito, demonstrando crescimento político, disse que “existem outros nomes, com uma larga experiência e que podem se lançar candidatos...”
Nas entrelinhas ficou a dedução de que Carlos Geilson não será candidato a prefeito e está apoiando o ex-prefeito José Ronaldo.
Desde o surgimento de Carlos Geilson na política feirense, ele mantém laços políticos com o ex-prefeito José Ronaldo, portanto essa posição não será nenhuma surpresa.
Fonte: www.jornaldapovo.com.br

Targino Machado admite “minar” candidatura de Zé Neto

O deputado estadual Targino Machado (PSC) foi pivô de diversas discussões nos últimos dias na Assembleia Legislativa e fora dela. Na casa legislativa levou um saco com moedas e acusou os parlamentares governistas de estarem vendendo os votos. Em entrevistas chamou o governador Jaques Wagner de “canalha”.
Presente no lançamento do site de Geddel Vieira Lima, Machado garantiu que está tranquilo e consciente de suas opiniões e gestos. Questionado sobre a possibilidade de ser processado pelo governador e pelos pares do Legislativo, o deputado deixou claro que são duas situações distintas, que precisam ser analisadas de maneiras diferentes.
“Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Todo mundo que se sentir ofendido tem três caminhos: calar, responder de forma proporcional ou adotar um procedimento jurídico. Se governador se sentiu ofendido ele tem todo o direito de procurar um remédio jurídico”.
Sobre o problema com os colegas de parlamento, Machado foi mais incisivo. “Na Assembleia a conversa é outra. Eu não vou aceitar retaliação e não vou antecipar o que sou capaz de fazer” afirmou. O deputado, durante a sessão que aprovou as mudanças no Planserv – plano de saúde dos servidores – já havia dito que nada o impediria de expressar as suas opiniões.
Conversas de bastidores davam conta de que as ações de Machado estariam sendo elaboradas com Geddel e Eliel Santana. Notícias foram publicas neste sentido. Contudo, o deputado nega a costura.  “Geddel sempre foi meu amigo. Acabo de dar um beijo no pai dele (Afrísio). Temos uma relação boa. Geddel e Eliel Santana foram absolutamente injustiçados, ao afirmarem que a minha atuação no caso do Planserv foi para atender pedido deles. Não existe nada disso. Eu estava há 30 dias sem falar com Geddel e falei na última quinta-feira, quando ele me convidou para vir para este almoço”.
Outro ponto também ecoando nos corredores do Palácio Luís Eduardo Magalhães dava conta de que as ações tem a finalidade de minar o líder do governo, Zé Neto (PT), virtual candidato à prefeitura de Feira de Santana. Targino, que mudou o seu domicílio eleitoral para a cidade, admite que é adversário do petista. “Eu não posso negar que sou adversário político de Zé Neto (PT) em Feira de Santana. Meu projeto lá é com Zé Ronaldo e ele tá pilotando outro projeto que é o projeto pessoal dele”.

Foto: Paulo Macedo // Bocão News