quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Por enquanto

Estamos a poucos dias do 2º turno das eleições quando escolheremos o nosso próximo presidente, será a primeira eleição que Lula não participa como candidato e a partir de segunda-feira começa a contagem regressiva para a sua saída e a posse do seu sucessor, que certamente conheceremos ainda no domingo (31) à noite.

Tudo bem! Sei que todos já estão cansados de saber disso tudo.

Mas mesmo não existindo novidade, cabe uma reflexão: Lula que disputou 5 eleições, perdeu a primeira para Collor, lá em 1989, depois perdeu a segunda e a terceira para FHC em 1994 e 1998, com muita persistência conseguiu, em 2002, tornar-se Presidente da República. Não com o meu voto, mas isso é o que menos importa. Lula conseguiu que muitas pessoas acreditassem em um país melhor, mais democrático, menos desigual, governado com transparência, honestidade e justiça. Evidentemente que não foi bem assim. Mensalões, meias, malas, cuecas e outras coisas mais à parte, é necessário reconhecer que Lula deu sim, uma grande contribuição para o nosso país.

Mas também não é exatamente sobre isso que gostaria de escrever. Nem era tanto a respeito do Presidente Lula. Na verdade o meu propósito era apenas construir uma ponte imaginária entre 1989, quando ele começou a acreditar em um sonho, e 2010, o ano que finda o seu segundo mandato, apenas para usar como exemplo e dizer que, quem é legionário (assim como eu), com certeza, conhece o trecho de uma música que diz: “Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar que tudo era pra sempre / Sem saber que o pra sempre, sempre acaba”.

Pois é, em 1989 Lula tentou, sem sucesso, ser eleito presidente. Agora, em 2010, seu segundo mandato está chegando ao fim.

Taí o exemplo: “Tudo passa, tudo passará”. A vida nos ensina, cabe a cada um de nós aprender com os fatos que acontecem ao nosso redor. É assim que as coisas funcionam. Estamos aqui de passagem, cumprindo uma missão, com a liberdade de escolher o caminho a seguir. Nada é para sempre.

Tenhamos essa consciência e não sejamos iguais àqueles que pensam que com as mãos sobre poder e o dinheiro, estão fortalecidos e tudo podem. Vejamos o ocorrido no primeiro turno das eleições deste ano aqui em nossa cidade. A situação foi tão escabrosa que um determinado cidadão chegou a questionar a honradez na forma utilizada pelos detentores do poder para o atingimento do resultado das urnas. Excelente avaliação. Fizemos a mesma leitura, mas com uma pequena diferença: não achamos interessante externar por entendermos que há questões que basta somente a nós sabermos, não é preciso que os outros saibam que nós sabemos.

Cada dia possui um amanhecer diferente e ao acordarmos já não será mais nosso o tempo que se foi. Por que lamentar por isso?

Vamos seguir em frente, sem perder tempo, aprendendo com a vida e determinados a construir um futuro melhor para todos!

Dia do Servidor Público

Não há recanto do mundo ou página da história em que não esteja presente, ainda que anonimamente, o servidor público. Nenhum país sobrevivente e nenhum governo funciona sem o corpo de servidores públicos, responsáveis pela movimentação das engrenagens dos complexos mecanismos das administrações nacionais.

É considerado servidor público toda pessoa que exerce a função no âmbito do Município, do Estado ou da União, ingressando por meio de concursos, nomeações, contratos ou admissões em caráter de urgência. Prestar serviços de utilidade à população é a maior tarefa destes trabalhadores. Em 1990, com o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, as autarquias e das funções públicas federais Lei 8.112, de 11.12.1990, a denominação de funcionário foi substituída pela de servidor.

Os servidores públicos têm seus deveres e direitos definidos e estabelecidos na Constituição Federal e se enquadram nos estatutos das entidades públicas.

Distribuídos em diversas categorias funcionais e níveis de qualificação, por meio dos quadros de lotação de pessoa civil de várias Organizações Militares, sediadas pelo imenso território nacional, irmanam com outros servidores fardados, numa convivência harmoniosa nos quartéis, fábricas, depósitos, hospitais e escolas.

O servidor público presta a nação sua contribuição, de forma ética e dedicada, visando alcançar os objetivos institucionais e da comunidade como um todo. Não têm lucro como objetivo nem ambição pessoal como fonte de energia; sua recompensa é a satisfação do dever cumprido, sua motivação é a certeza de estar sendo útil aos seus semelhantes.

Justa e merecida é, pois, a homenagem neste dia a todos os que, no esmero de suas funções, honram o cargo de SERVIDOR PÚBLICO.

Deixamos aqui o nosso abraço aos Servidores Públicos Municipais de nossa querida Governador Mangabeira e em especial à Diretoria do SINGOMANGA.

Deu no Blog de Albano Fonseca

APAE DE MANGABEIRA SE AFASTA DE CONSELHOS MUNICIPAIS.


O Presidente da APAE de Governador Mangabeira-Ba, Francisco Pereira dos Santos, que sempre tem sido polêmico e duro em defesa da entidade, depois de dizer na tribuna da Câmara Municipal que existia uma quadrilha agindo dentro da Prefeitura, agora protocola ofícios nos Conselhos Municipais de Saúde e de Assistência Social, DESLIGANDO a entidade Apaeana dos mesmos. O motivo alegado por França, é não concordar com a "metodologia aplicada no funcionamento dos mesmos".
Há alguns meses, uma polêmica sobre a prestação de contas no Conselho de Saúde, já tinha gerado uma tremenda confusão por conta das cobranças de França.
Homem sério e respeitado nas Apaes do Estado, França tem lutado pelo bom funcionamento da entidade em nosso município, diz não aceitar a subserviência que esses conselhos vem demonstrando.

A APAE É BEM REPRESENTADA!!!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Parabéns Professor Gilson!

Professor Gilson

Ao jovem amigo o nosso abraço nesse dia tão especial.

Que Deus continue abençoando você e toda sua família.

Feliz Aniversário!!!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Boa de Dona Iza


Enquanto ela está lá pela bela Floripa comemorando o seu Feliz Aniversário com suas filhas, genro e netos, a gente aqui em Governador Mangabeira fica ansioso para degustar aquele saboroso caruru que ela sempre soube fazer nessa ocasião tão especial.

De qualquer forma, o carinho e a amizade que ela transmite a todos nós, nos obriga, mesmo à distância, felicitá-la e abraçá-la por tão significativa data, enviando os parabéns de Giulia, Beatriz, Bianca, Victória, Irinéia, Rita, Sheila, Júnior, Serginho, Luciano, Lula, Cláudio, Zé Santana e Luiza.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

DERLAN QUEIROZ CONCEDE ENTREVISTA ESCLARECEDORA AO REPÓRTER PAULINO CERQUEIRA


Na tarde da última segunda-feira (18), o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Governador Mangabeira, Derlan Queiroz, através da RADIOVOX, programa R AMARAL, concedeu uma entrevista esclarecedora a cerca do problema de coleta de resíduos da construção civil na última semana.

No último domingo (17), populares insatisfeitos, interceptaram com resíduos, parte de uma rua do município para que dessa forma, fosse feita a devida coleta. O Secretário dialogou com a população local explicou sobre a Resolução CONAMA 307. A rua foi desobstruída e foi garantido aos moradores que o problema da coleta dos entulhos, podas e capinas seriam normalizados. De acordo com Queiroz, a morosidade das referidas coletas foram por conta de um fornecedor não entregar em tempo as peças para os equipamentos em manutenção como Pá Carregadeira e Caçamba.

Fonte: Blog de Derlan (http://nalutaenalabuta.blogspot.com)

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Situação inusitada

O fato não é inédito, mas podemos considerar, no mínimo, curioso.

O TCM julgou as contas do ano 2009 da Prefeitura de Itaberaba, aprovando um período e rejeitando outro. Veja alguns trechos do parecer prévio:


PARECER PRÉVIO Nº 406/10

Decide sobre as contas da Prefeitura Municipal de ITABERABA, relativas ao exercício financeiro de 2009.

(...)

Este processo refere-se à prestação de contas da Prefeitura Municipal de Itaberaba, exercício financeiro de 2009, de responsabilidade dos Srs. Solon Ribeiro dos Santos (período de 01/01/09 a 10/06/09) e João Almeida Mascarenhas Filho (período de 11/06/09 a 31/12/09), encaminhada mediante ofício do Presidente do Poder Legislativo e autuada sob o nº 8.868-10, cuja remessa para este Tribunal se deu no prazo legal, com informação de que a documentação foi enviada à Câmara para fins de disponibilidade pública, nos termos...

Em face do exposto,

R E S O L V E:

a) Com fundamento no art. 40, inciso II, combinado com o art. 42, da Lei Complementar 06/91, pela aprovação, porque regulares, porém 37 cont. do P.P. nº 406/10 com ressalvas, das contas da Prefeitura Municipal de ITABERABA, exercício financeiro de 2009, constantes do processo TCM-8868/10, de responsabilidade do Sr. Solon Ribeiro dos Santos, gestor de 01/01/09 a 10/06/09; e

b) Com fundamento no art. 40, inciso III, c/c o art. 43, da Lei Complementar nº 06/91, pela rejeição, porque irregulares das contas do citado Município, de responsabilidade do Sr. João Almeida Mascarenhas Filho, gestor de 11/06/10 a 31/12/10, pelos seguintes motivos:

(...)


Para ler o parecer na íntegra acesse:

http://www.tcm.ba.gov.br/sistemas/textos/2010/delib/08868-10.odt.pdf

Professor Borges, apresenta trabalho na UFRB sobre a História da Vila de Cabeças


Na terça-feira (19/10) no I Seminário de História da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano), no campus de Cachoeira, o professor Borges apresentou um artigo na comunicação Economia e Política, com o título A Vila e o Coronel - Memória e Poder Local na Vila de Cabeças - 1920 a 1962. O trabalho faz uma refelexão acerca da história da Vila de Cabeças, da sua origem até a emancipação em 1962 para a cidade de Governador Mangabeira, fazendo uma relação com o poder exercido pelo coronel João Altino da Fonseca.

Em outra comunicação - Educação e Ensino de História, em parceria com Cássio Alves (estudante de História da UFRB), Borges apresentou o artigo A Importância do Estudo de História Regional e Local no Ensino Fundamental, enfatizando a necessidade que o professor têm em estudar com os alunos temas ligados a sua região ou município.

NOVOS OLHARES EM GOVERNADOR MANGABEIRA, HOJE POR DERLAN QUEIROZ NA FTC FEIRA DE SANTANA


Nesta quarta-feira (20), o Secretário Municipal de Meio Ambiente do Município de Governador Mangabeira, Derlan Queiroz estará na FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências) de Feira de Santana, falará no VIII Seminário de Meio Ambiente, em relato de experiência: Novos Olhares no Município de Governador

Acesse o blog de Derlan Queiroz: http://nalutaenalabuta.blogspot.com

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Aos Professores

As bolas de papel na cabeça, os inúmeros diários para se corrigir, as críticas, as noites mal dormidas...

Tudo isso não foi o suficiente para te fazer desistir do teu maior sonho:

Tornar possíveis os sonhos do mundo.

Que bom que esta tua vocação tem despertado a vocação de muitos.

Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores, quando em seu dia-a-dia

tantas dificuldades acontecem.

A rotina é dura, mas você ainda persiste.

Teu mundo é alegre, pois você consegue olhar os olhos de todos os outros e fazê-los felizes também.

Você é feliz, pois na tua matemática de vida, dividir é sempre a melhor solução.

Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida o teu coração a cada dia,

dando-te tanto prazer em ensinar.

Homenagens, frases poéticas, certamente farão parte do seu dia a dia e quero de forma especial, relembrar a pessoa maravilhosa que você é e a importância daquilo do seu ofício.

É por isto que você merece esta homenagem hoje e sempre, por aquilo que você é e por aquilo que você faz.

O PROFESSOR SEMPRE ESTÁ ERRADO

Quando...

É jovem, não tem experiência.

É velho, está superado.

Não tem automóvel, é um coitado.

Tem automóvel, chora de "barriga cheia".

Fala em voz alta, vive gritando.

Fala em tom normal, ninguém escuta.

Não falta às aulas, é um "Caxias".

Precisa faltar, é "turista"

Conversa com outros professores, está "malhando" os alunos.

Não conversa, é um desligado.

Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.

Dá pouca matéria, não prepara os alunos.

Brinca com a turma, é metido a engraçado.

Não brinca com a turma, é um chato.

Chama à atenção, é um grosso.

Não chama à atenção, não sabe se impor.

A prova é longa, não dá tempo.

A prova é curta, tira as chances dos alunos.

Escreve muito, não explica.

Explica muito, o caderno não tem nada.

Fala corretamente, ninguém entende.

Fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário.

Exige, é rude.

Elogia, é debochado.

O aluno é reprovado, é perseguição.

O aluno é aprovado, "deu mole".

É, o professor está sempre errado mas,

se você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!

Fonte: Revista do professor de Matemática 36, 1988

Deu no blog de Albano. E notícia boa é pra ser copiada!

QUE NOTÍCIA BOA !!!





Governador Mangabeira-Ba, muita gente faz alarde com todo tipo de notícias, seja ela boa, razoável ou péssima, venho aqui cheio de orgulho e com o sentimento de bairrismo engrandecido, para dar uma notícia excelente, com relação a educação de um dos colégios estaduais do nosso município. Acontece que a Professora Patrícia Santana do colégio JB - José Bonifácio, que já foi homenageada por esse blog, agora conseguiu uma proeza ainda maior, o renomado Pedro Bandeira, escritor, professor e uma sumidade no assunto, faz um vídeo especial para parabenizar a professora Patrícia.
Nesse vídeo, publicado na internet, o professor diz, em poucas palavras, toda a importância do projeto implantado pela professora Patrícia, Acho até que poupou palavras e elogios.

PARABÉNS AO COLÉGIO JB, PARABÉNS À MANGABEIRA E PARABÉNS À PATRÍCIA.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A TARDE on-line: Prefeitura de Guaratinga é obrigada a devolver R$ 2 milhões

A secretaria Nacional de Defesa Civil, Ivone Maria Valente, informou nesta quinta-feira, 7, que a prefeitura de Guaratinga, a 699 km de Salvador, que inventou um decreto de emergência para receber verba federal e, com isso, beneficiar supostos apadrinhados com a contratação de empresa sem licitação, está sendo obrigada a devolver os R$ 2 milhões que recebeu no dia 6 de agosto deste ano do Ministério da Integração Nacional.Após denúncia sobre a fraude em A TARDE, em agosto passado, técnicos da Secretaria Nacional de Defesa Civil visitaram a cidade e constataram que as obras caracterizadas como de "emergência" pela prefeitura local são de "prevenção". A secretária Ivone Maria Valente disse que, "por enquanto, não há verba disponível no Ministério para obras de prevenção, e que "a prefeitura terá de devolver toda a verba recebida"."O prazo para prestação de contas, normalmente, é de 30 dias, mas como não houve a utilização da verba, ao menos em teoria, pois não se vislumbrou situação emergencial, a devolução tem de ocorrer o mais rápido possível", declarou a secretária. A utilização da verba federal já tinha sido proibida pela Justiça local, que, em acato a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), suspendeu o contrato entre a prefeitura local e a empresa J.A.C.L. Construções LDTA EPP.Os problemas ocorridos em Guaratinga por conta dos tais "280 mm de chuva", pelo falso decreto, foram “deslizamento de encostas, alagamento de ruas, a destruição de estradas vicinais, casas e bueiros e quebra de duas pontes”. Segundo meteorologistas do INMET, esse índice daria para acabar com a cidade, caso tivesse sido registrado. Em visita aos locais danificados, no entanto, A TARDE constatou junto aos moradores que os problemas vêm ocorrendo há pelo menos dois anos, não sendo fruto, portanto, de chuvas recentes.Em 20 de setembro deste ano, o prefeito de Guaratinga, Ademar Pinto Rosa (PMDB), revogou o decreto 107-A, assinado por ele mesmo e homologado pela Coordenação Estadual de Defesa Civil (Coordec). "Garantimos que não há nada de ilegal por parte do nosso trabalho", declarou o coordenador da Cordec, Antônio Rodrigues.O prefeito de Guaratinga, para tentar justificar a fraude no decreto, disse que os falsos 280 mm de chuva “foi um erro de digitação”. Ademar Pinto Rosa foi procurado nesta quinta-feira duas vezes por A TARDE em seu celular para saber quando a verba será devolvida. Na primeira ligação, uma mulher disse que o prefeito retornaria mais tarde. Na segunda, a ligação caiu na caixa de mensagens, onde foi deixado pedido de retorno da ligação, o que não ocorreu.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Nossa luta continua!

No último domingo, 03 de outubro, tivemos a oportunidade de participar da maior festa democrática de nosso país, escolhendo os nossos representantes no Governo do Estado, Senado e Câmara Federal, e Assembléia Legislativa, restando apenas a definição do Presidente da República que ficou para o segundo turno.

De maneira muito especial quero agradecer aos amigos e amigas de Governador Mangabeira que confiaram ao nosso grupo político os seus 508 votos à Deputada Estadual Maria Luiza Carneiro e os 631 votos ao Deputado Federal ACM Neto, ressaltando aos amigos que fizeram uma opção de escolha diferente daqueles nomes que apresentamos, o nosso respeito e a certeza de que, independentemente da forma como pensamos, o mais importante é que democraticamente exercitamos a nossa cidadania.

É sempre bom lembrar que democracia é o direito de todos, e por isso mesmo, o melhor regime do mundo. E é por isso que respeitamos a escolha que cada cidadão faz, livremente, sem a influência da utilização da máquina pública e sem medo de quaisquer formas de perseguições e ameaças que possam obrigá-lo a uma opção alheia à sua vontade, até por que tenho a convicção que o nosso povo jamais se curvaria a imposições dessa natureza.

O nosso compromisso é com a prosperidade de nossa terra, motivo pelo qual jamais houve e nem haverá, de nossa parte, qualquer tipo de imposição a quem quer que seja. As pessoas são livres e devem exercer o seu direito livre e soberano de escolha.

Com a certeza de que não encaramos o processo eleitoral como uma disputa contra quem quer que seja, mas apenas a reafirmação da nossa posição política de independência, alicerçada nos princípios morais e éticos, os quais acreditamos devem nortear todo cidadão de bem, continuamos na luta em defesa dos interesses do nosso povo e por uma sociedade mais justa, onde as pessoas sejam felizes e tenham assegurados os seus direitos.

O FUTURO COMEÇA AGORA E O AMANHÃ SERÁ UM NOVO DIA!